SUPERKILEN
Um parque para a comunidade
Análise feita por Isabele Oliveira
Local: Dinamarca, Copenhage
Arquitetos: Bjarke Ingels Group (BIG), Superflex e Topotek 1
Tipologia: Parque Linear
Extensão aproximada: 1km
Ano do projeto: 2012
1.Contextualização

Dinamarca, Copenhage

Mapa Superkilen
0 1000 2000





Edificações
​
Superkilen
​
Vias
O parque, localizado na Dinamarca, Copenhage, foi projetado, de forma conjunta, pelos escritórios Bjarke Ingels Group (BIG), Superflex e Topotek 1. Finalizado no ano de 2012, o projeto possui uma extensão de quase 1 km atravessando o bairro de Nørrebro.
​
O bairro em que foi implantado o projeto é conhecido por ser um local de alta diversidade de culturas, de imigrantes. Entretanto, também possui uma alta taxa de criminalidade e vandalismo, dessa forma, os arquitetos pensaram em um projeto não apenas com o intuito de integrar as culturas mas também com a proposta de revitalizar e requalificar o espaço.
Legenda
2.Caracterização

Mapa Superkilen
0 1000 2000


Legenda



Edificações
​
Vias
​
Ciclovia



Praça Vermelha
​
Quadra Preta
​
Parque Verde
O parque está dividido em três zonas, as quais se distinguem entre si não só pelas cores predominantes, como pelas atividades em que são propostas em cada uma. Sendo elas: praça vermelha, quadra preta e parque verde.
​
Praça vermelha: Essa zona tem o piso em diferentes escalas de vermelho, acompanhando a cor das paredes da malha urbana que a cerca. Caracterizada por compor grande parte das atividades esportivas e culturais. Além disso, os espaços vazios permitem que, durante os fins de semana, seja possível realizar a instalação de mercados.
​
Quadra preta: Enquanto que na praça vermelha percebemos a presença de mobiliários esportivos e similares, nessa segunda zona temos a presença de mobiliários fixos que permitem a socialização entre a comunidade, caracterizado por conter áreas de permanência. Ressalta-se, por fim, o desenho do piso, em que apresenta linhas brancas que contornam o mobiliário, evitando que as instalações passem por cima do traçado orgânico.
​
Parque verde: A pedido dos moradores por uma área verde, o parque permite a realização de diversas atividades, desde piqueniques, até alguns esportes, devido à sua extensão.

Superkilen, Adaptado de Archdaily e Arquitectura viva
3. Intervenção voltada para a comunidade
Como forma de contemplar diferentes culturas em um mesmo ambiente, os projetistas tiveram como partido colocar um mobiliário ou símbolo que remetesse a cada cultura dos moradores da região, contabilizando mais de 50, a fim de integrar a comunidade daquela região. Como forma de garantir a verossimilhança, elegeu-se um grupo de pessoas para representar os moradores de Nørrebro, pessoas essas, que viriam a auxiliar na escolha do design do parque. Como forma de garantir a compreensão dos símbolos, foram dispostas placas de aço inoxidável contendo a descrição do objeto, em dinamarquês e em sua língua de origem.

Mapa Sistema Cicloviário
0 1000 2000


Legenda




Edificações
​
Superkilen
​
Vias
​
Ciclovia
O sistema cicloviário foi reorganizado a fim de atender a demanda da comunidade, dessa forma, é possível perceber a faixa cortando toda a extensão do parque, permitindo que as pessoas pudessem transitar por aquele espaço, e incentivar a mobilidade ativa.
4. Problemáticas
A: Falta de manutenção e limpeza do piso e das intervenções presentes no parque. O material escolhido para o piso não possui características propícias para uso em áreas externas, fazendo com que o revestimento tenha baixa durabilidade.
​
B: Tradução "A área é escorregadia em condições molhadas. Dentro da marcação, o revestimento pode ser liso. A área terá uma nova superfície até o verão de 2013, o mais tardar."
​
C: Lâmina de água quando chove. Possíveis causas: material escolhido ou falta de dispositivos de escoamento da água da chuva. Ressalta-se que há necessidade de ter cuidado ao caminhar, correr ou andar de bicicleta por conta da condição do piso.
​
D: Tradução "Os alto-falantes estão temporariamente desligados. No momento, os desafios de ruído estão sendo trabalhados no local. Portanto, os alto-falantes estão temporariamente desligados."
​
Acima, estão exemplificadas algumas problemáticas voltadas para o parque. De acordo com Troels Glismann a comunidade requisitou mais áreas verdes para o parque, e, infelizmente, o pedido não foi acatado. Outro fator importante a ser ressaltado são os ruídos provenientes da Nørrebrogade, em que é possível escutá-los à 65m de distância como se a pessoa estivesse do lado da via. Ressalta-se, também, que grande maioria dos símbolos escolhidos par ao parque não vieram da comunidade, ou seja, a participação dos imigrantes não foi tão alta quanto prometia.



Superkilen, Adaptado de Archdaily, Arquitectura viva e Archello
5.Bibliografia
BLOOM BRETT "SUPERKILEN: PARTICIPATORY PARK EXTREME! [Articolo] // Academia. - 2013. - p. 24.
​
"Superkilen / Topotek 1 + BIG Architects + Superflex" 25 Oct 2012. ArchDaily. Accessed 4 Jul 2022. <https://www.archdaily.com/286223/superkilen-topotek-1-big-architects-superflex> ISSN 0719-8884
​
Joanna Helm. "Superkilen / BIG" 20 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado 4 Jul 2022. <https://www.archdaily.com.br/br/01-17475/superkilen-big> ISSN 0719-8906
https://arquitecturaviva.com/works/parque-urbano-superkilen-3
​
https://archello.com/project/superkilen
​
https://design.novoambiente.com/superkilen-projeto-urbano-e-projeto-humano/
​
https://www.visitcopenhagen.com/copenhagen/planning/superkilen-park-gdk707822
​
https://thepeoplecity.com/2021/05/01/images-of-inclusion-at-superkilen-park/
​